Servidores em greve na Funai fazem “tapete” com legislação indigenista

A fim de lembrar os compromissos da Fundação Nacional do Índio com os direitos dos povos indígenas, os servidores da Funai em greve enfileiraram suas coletâneas da legislação indigenista brasileira em frente à entrada do prédio nesta segunda-feira, 16. A maioria dos servidores, pulando ou pisando nos livros, demonstrou apoio à manifestação pacífica e simbólica, numa alusão à falta de condições da Funai em cumprir sua missão institucional.

A greve nacional dos servidores públicos federais foi deflagrada no dia 18 de junho, por reajustes salariais. Os servidores da Funai sede, em assembleia, decidiram por aderir ao movimento no dia  21 de junho, com uma pauta que vai além da questão salarial. Uma das principais reivindicações é a capacitação adequada dos novos servidores e um plano de carreira indigenista específico, tendo em vista as características únicas das funções desempenhadas.

Ponto – No dia 6 de julho, a presidente do órgão, Marta Maria Azevedo, afirmou aos servidores reconhecer a legitimidade da greve, mas a decisão até agora é por seguir a orientação do Ministério do Orçamento e Gestão e cortar o ponto dos grevistas. A Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef) entrou com mandado de segurança para impedir o desconto em folha. A Ansef aguarda decisão do desembargador responsável.

O Sindicato também enviou ofício, na última sexta-feira, à presidência da Funai, solicitando  posicionamento oficial sobre o corte do ponto. A diretoria de Administração e Gestão da Funai prometeu uma resposta até as 15h de hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: