Notícias do dia 13/07

AMAZÔNIA BRASIL RÁDIO WEB

Deputada Janete manifesta apoio à FUNAI e cobra políticas para a navegação ribeirinha

Brasília, 13/07/2012 – Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta sexta, 13, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), manifestou apoio ao fortalecimento da política indigenista e às ações em defesa e garantia dos direitos dos povos originários. “A FUNAI trabalha com baixo orçamento, pouco pessoal e falta de condições de trabalho que denunciam o pouco caso do Estado com a política indigenista, fundiária e ambiental, prejudicando o cumprimento da missão institucional da FUNAI e o atendimento à Constituição Federal no que se refere aos direitos dos povos indígenas”, denunciou. A socialista entregou na Câmara a carta dos servidores da FUNAI, em greve desde o dia 21 de junho, e considerou-a “uma denúncia, um apelo e uma proposta para que o quadro de afronta do poder econômico às garantias constitucionais [das políticas indigenistas] seja superado”.

____

G1-AM

Servidores federais queimam portaria de corte de ponto de grevistas, no AM

Manifestação contra medida do governo federal foi realizada em Manaus. Funai, Funasa, Incra, Inpa, Ufam estão em greve no Amazonas.

Portaria de corte de ponto foi queimada por servidores públicos federais em Manaus (Foto: Divulgação / Sindsep Amazonas

Na manhã desta sexta-feira (13), os servidores de órgãos federais em greve no Amazonas queimaram cópias da Portaria Normativa do Governo Federal publicada no último dia 6 de julho, que orientava os gestores de órgãos públicos federais a cortar o ponto dos servidores que paralisaram as atividades.

Como forma de repudiar a determinação expedida pelas Secretarias de Relações do Trabalho e de Gestão Pública no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), os servidores realizaram atos públicos em Manaus durante a manhã desta sexta (13) em frentes às sedes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

As categorias paredistas pretendem intensificar as mobilizações na próxima segunda-feira (16). Um novo ato contra a portaria do MPOG, às 10h, na sede do Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Manaus.

No Amazonas, além dos servidores da Funai, Funasa, Incra, também estão com as atividades paralisadas as categorias do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), do Ministério da Agricultura e os servidores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: