Fórum Nacional dos servidores da Funai fecha proposta de trabalho

A greve continua!

Entre os dias 4 e 6 de junho estiveram reunidos cerca de 60 servidores no Fórum Nacional de Servidores da Funai. O Fórum contou com representantes das Coordenações Regionais de Campo Grande, Governador Valadares, Palmas, Tucumã, Cacoal, Dourados, Ponta Porã, Boa Vista, Museu do Índio e Sede, para discutir pauta específica da Funai. Dentre o que foi discutido destacam-se os seguintes pontos:

  • Plano de Carreira Indigenista – PCI;
  • Estruturação e melhoria nas condições de trabalho das CRs,  CTLs e FPEs
  • Revisão do Decreto nº 7.056;
  • Participação de servidores na construção do Regimento Interno do órgão;
  • Orçamento e Infra-estrutura da Funai;
  • Formação continuada de servidores;
  • Novo concurso.

Essas discussões se dão paralelamente a pauta unificada de greve, que é articulada junto a outros órgãos na Confederação Nacional de Servidores Públicos Federais – Condsef, desde de 24 de janeiro de 2012. A pauta trata, sobretudo da definição da data-base em 1º de maio e do estabelecimento de uma política salarial permanente com reposição inflacionária, valorização do salário-base e incorporação das gratificações.

Divididos em quatro grupos de trabalho, os servidores compartilharam as experiências e condições de trabalho local, para construção de um relatório final que será encaminhado a Diretoria de Administração e Gestão e também a Presidência da Funai.

O Fórum pretende se estabelecer como um espaço permanente na Fundação, que permita o diálogo entre os servidores, as organizações indígenas e as diretorias do órgão, afim de garantir a valorização do trabalho da instituição e fortalecer a política indigenista nacional.

Apesar das dificuldades encontradas de estrutura, constatamos o acerto político na construção deste Fórum e entendemos que essa atividade vai desembocar em uma nova forma de organização dos servidores que permita encaminhar propostas concretas para valorização dos mesmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: